Menu fechado

Orientação para submissão de matérias para publicação na revista Diagnóstico por Imagem Veterinário em Foco:

Recebemos artigos em quatro categorias: artigos científicos (trabalhos de pesquisa), relatos de caso, revisões de literatura, diagnósticos em debate, e narrativa de experiências clínicas. Todos os artigos enviados são primeiro avaliados pela equipe de jornalismo e em seguida pelo comitê técnico da revista.

Artigos científicos 
Discussões, resultados e conclusões de pesquisadores que exploram fenômenos ainda não completamente conhecidos ou estudados e novos caminhos para diagnósticos.

1 –  Os trabalhos devem ser apresentados sequencialmente com: a) Titulo, b) Identificação dos autores com respectivo vinculo cientifico ou de trabalho, c) Resumo e abstract com no máximo 200 palavras, d) Palavras-chave e keywords, e) Corpo do Texto, f) Referencias Bibliográficas, g) notas e abreviações h) agradecimentos. Corpo do texto de artigos científicos devera incluir materiais e métodos, resultados, discussão e conclusão. Corpo do texto de relato devera incluir relato do caso, discussão e conclusão. Nas duas situações, os tópicos discussão e conclusão podem ser fundidos em um único tópico.

2 – Tabelas e gráficos devem ser numerados sequencialmente em algarismos arábicos e encabeçados pelos seus respectivos títulos.

3 – Fotografias e ilustrações poderão ser coloridas e devem ser numeradas e apresentarem legendas explicativas.

4 – As citações de referencias no corpo do texto deverão aparecer sobrescrita de forma numérica.

5 – Todas as referencias bibliográficas utilizadas deverão ser descritas ao final do artigo, seguindo a ordem de aparecimento no texto, obedecendo as normas vigentes da ABNT.  Para observações de exemplos práticos sugere-se consulta ao link: http:// www.sib.ufrpe.br/sites/sib.ufrpe.br/fi les/orientacoesabnt-2019.pdf

Relatos de casos 
Apresentação de casos de interesse, quer seja pela raridade, evolução inusitada ou téc­nicas especiais. Devem incluir uma pesquisa sobre o assunto e conter uma dis­cussão dos achados e conclusões do relato à luz dessa pesquisa. Seguir os itens 2, 3, 4 e 5 acima citados.

Revisões de literatura
Apresentar um estudo aprofundado sobre um tema, com informações atualizadas a respeito de um assunto da área, a partir da análise de trabalhos de pesquisadores da área. Citar uma ampla gama de trabalhos pesquisados para a revisão, sendo que esses devem ser recentes (menos de 5 anos de publicação) Seguir os itens 2, 3, 4 e 5 acima citados.

Qual o seu diagnóstico
Apresentar casos de diagnóstico inusitados na área, que venham a enriquecer o conhecimento dos leitores sobre a área.
1 – Ilustrar com fotos das imagens quando possível.
2 – Citar banca de profissionais que apoiaram na conclusão do diagnóstico.

Narrativas de experiências clínicas
O objetivo desse conteúdo é apresentar experiências práticas, deixando claro para o leitor que não se trata de um estudo científico, e que ainda precisa de aprofundamento.
1 – Deixar claro para o leitor que essa é uma experiência clínica do autor, não um estudo científico
2 – Ilustrar com fotos do próprio autor quando possível.

Critérios editoriais
Para a primeira avaliação, os autores devem enviar pela internet

8- Serão aprovados para publicação os trabalhos recomendados pelos pareceristas pertencentes a Comissão Editorial da revista.

9- São critérios de preferência para publicação do artigo: a) o artigo não ter sido publicado ou estar em processo de avaliação em outro periódico, b) ter aprovações necessárias pelos órgãos competentes nas ações que envolvam uso de animais para experimentação, c) o manuscrito deve ter sido lido e aprovado por todos os autores.


Envio do artigo:
1 – Enviar para o email jornalismo@medicinaveterinariaemfoco.com.br um arquivo texto (.doc) O primeiro autor deve necessariamente ter diploma de graduação em medicina veterinária.1 – 2 – Os artigos devem ser enviados nas seguintes especificações: pagina A4, fonte arial, corpo 12, entrelinhas 1,5 e com margens de 3 cm.
3- Serão aceitos trabalhos escritos nos idiomas português e inglês.
4 – Os artigos escritos em português devem conter título e resumo em inglês.
5 – Os artigos devem conter palavras chave.
6 – Não há determinação da quantidade de páginas, mas os revisores poderão solicitar cortes ou ampliações do conteúdo.
7 – Devem ser utilizadas imagens originais dos próprios autores. Ima­gens fotográficas devem possuir indicação do fotógrafo e proprie­tá­rio; e quando cedidas por terceiros, deverão ser obrigatoriamen­te acompanhadas de autorização para publicação.
8 – O conselho editorial poderá solicitar cópias de trabalhos consultados.